photo lourdesalho-brasil02.gif

"Um exército inteiro de romanos, era incapaz de deter um punhado de galesas.
Elas surgiam convertidas em verdadeiras 'fúrias':
inchando o peito, relinchando como cavalos selvagens e rangendo os dentes,
se atiravam sobre os adversários dando patadas, mordidas e
praticando ações tão fulminantes, que todos diziam que elas se convertiam em verdadeiras catapultas.
Eram umas lobas que, à céu aberto lutavam raivosamente para proteger sua tribo."

DEIXE AQUI SEU DESABAFO, SUA DENÚNCIA OU SEU RECADO! FALA QUE TE ESCUTO!

As (os) que fazem a diferença...

Parabéns pelo excelente Site! "Meninas SuperPoderosas"

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

"Você está fazendo parte da melhor e maior seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs premiados - Selecionado pela nossa equipe,
você está agora entre os melhores
e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
- Parabenizamos pelo ótimo trabalho! -
Confira o seu link no item: ' Blog ' http://www.vejablog.com.br/blog
- Os links encontram-se rigorosamente em ordem alfabética -"

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entendendo p PISA - Programme for International Student Assessment


O PISA é uma prova cujo objetivo é avaliar o conhecimento e as habilidades de crianças de 15 anos Ela ocorre a cada três anos e é realizada através da cooperação dos países membros e convidados e da OCDE - Economic Co-operation and Development.



No ano de 2006, mais de 400.000 alunos de 57 países participaram da avaliação, correspondendo a 90% do mundo economicamente significativo. Já foram realizadas outras duas provas: em 2000 cujo foco foi a libguagem, mas também foram realizadas provas de matemática e ciências. Em 2003, focou-se a matemática e em 2006 o foco foi ciências. Além das provas, são coletados dados sobre as famílias, as escolas e o próprio país de origem. Isto possibilita que se explique as diferenças de performance tanto entre país como entre alunos de um mesmo país.

As provas não se limitam a multiplas escolhas. na verdade foram destacados especialistas de todo o mundo para formularem essas provas de forma que realmente tenha-se condição de avaliar o conhecimento e a habilidade implícita na obtenção e utilização desse conhecimento. As provas evitam perguntas que impliquem em respostas decoradas. É preciso pensar, analisar, extrapolar, enfim compreender para responder.

O formato com que são pontuadas as provas é muito parecido com o procedimento que o INADE usa aqui no Brasil. Entretanto, a PISA compara o sistema educacional de países diferentes e não de um único formato de sistema educacional como no INADE.

Explicando: compara-se com os melhores e não qual o menos pior entre os piores.

Desta forma alguns dados importante podem ser citados:

1. A Finlândia apresentou a melhor pontuação na avaliação de ciência de 2006, alcançando 563 pontos. Canadá, Japão, Nova Zelândia, Hong-Kong, Taipei, Estonia, Austrália, Holanda, Korea, Alemanha, Reino Unido, República Tcheca, Suiça, Austria, Islânida, Liechtenstein, Suécia e Macao, apresentaram pontuação acima dos 500 pontos. O Brasil ficou em 53º lugar.

2. A variação de notas entre alunos de diferentes escolas da Finlândia foi inferior a 5%, demonstrando que não existem diferenças significativas de uma escola para outra. Os pais finlandeses contam com um sistema educacional eficiente e coerente. A diferença entre escolas no Brasil supera os 30%.

3.Korea foi o país que apresentou a melhor performance em linguagem. Finlândia, Hong-Kong seguiram logo atrás com 547 e 536 pontos. O Brasil ficou em 50º.

4. Em matemática novamente a Finlândia se destaca com a melhor pontuação, assim como Korea, Taipei e Hong-Kong. Holanda, Suiça, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Bélgica, Austrália, Dinamarca, República Tcheca, Islândia, Austria, Macao, Liechtesnstein, Estonia e Eslovenia apresentaram um desempenho acima da média da OCDE. A média da OCDE siginifcz ao mínimo de conhecimento e habilidade esperado para a faixa etária. O Brasil ficou em 54º.

Ao lermos o resumo do relatório percebemos que um sistema educacional baseado em profisisonais de qualidade produz melhores alunos, melhores cidadão e resultados economicos compatíveis. Na Finlânida somente 10% do melhores alunos são aceitos para o cargo de professores. 100% dos professores finlandeses possuem mestrado (cinetífico e não ideológico) e mais de 50% possuem doutorado. Korea, Canadá e outros países que despontam entre as primeiras colocações são aqueles que possuem um investimento de qualidade na educação.

Nestes países existe uma valorização do profissional, tanto financeiramente como intelectualmente. Os professors permanecem em período integral na escola e dedicam 3 horas semanais a cursos, reflexões, pesquisas e feedback.

Na Korea as escolas mantém laboratórios de análise de metologias pedagógicas e só o que apresenta resultado real é então acolhido no ambiente escolar.

No Brasil. Bem, as escolas públicas são reféns de ideologias políticas. Os professores são oriundos da camada mais pobre da população, portanto perepetuam a ignorância e as crendices que permeiam nosso sistema educacional. Em nenhum momento percebemos interesse real de nosso governantes em realizar uma limpeza e mudança na educação.

Enquanto isso, no ano 2009, se iniciou um novo ciclo de avaliações da PISA. Vejamos como o Brasil se sairá. Apesar que acho que isso não importa muito para nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Junte-se a nós por um Brasil limpo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE SEMPRE!

Photobucket