photo lourdesalho-brasil02.gif

"Um exército inteiro de romanos, era incapaz de deter um punhado de galesas.
Elas surgiam convertidas em verdadeiras 'fúrias':
inchando o peito, relinchando como cavalos selvagens e rangendo os dentes,
se atiravam sobre os adversários dando patadas, mordidas e
praticando ações tão fulminantes, que todos diziam que elas se convertiam em verdadeiras catapultas.
Eram umas lobas que, à céu aberto lutavam raivosamente para proteger sua tribo."

DEIXE AQUI SEU DESABAFO, SUA DENÚNCIA OU SEU RECADO! FALA QUE TE ESCUTO!

As (os) que fazem a diferença...

Parabéns pelo excelente Site! "Meninas SuperPoderosas"

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

"Você está fazendo parte da melhor e maior seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs premiados - Selecionado pela nossa equipe,
você está agora entre os melhores
e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
- Parabenizamos pelo ótimo trabalho! -
Confira o seu link no item: ' Blog ' http://www.vejablog.com.br/blog
- Os links encontram-se rigorosamente em ordem alfabética -"

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

História Cotidiana



Estava pensando sobre o que escrever quando me veio à mente uma história ocorrida essa semana aqui no meu Estado, Ceará. A história de uma menino, João, morador da cidade de Boa viagem, à 221 km de Fortaleza.

João era um menino muito esperto, traquino, com aquela alegria característica dos meninos de sua idade. João tinha 10 anos e o sonho de ser jogador de futebol como Neymar (seu ídolo).

De família humilde, João estudava na escola pública municipal de sua cidade, mas morava na zona rural; dependia do transporte escolar oferecido pela prefeitura, mas este não chegava até a sua localidade.

João e seus amigos precisavam estudar, não tinha jeito. Ia de "pau de arara" (caminhões sem nenhuma proteção), meio de transporte arriscado demais para uma criança como João.

João não teve tempo. Um grave acidente ocorrido no seu "meio de transporte escolar" ceifou-lhe a vida. Não teve tempo de concluir seus estudos, não teve tempo de realizar seus sonhos. Poderia ter sido médico, músciso ou jogador de futebol como tanto desejara. Mas aquele menino de sorriso fácil faleceu, vítima de uma doença gravíssima, um câncer social. João morreu "de corrupção"; essa doença que mata tantos, todos os dias.

A prefeitura de Boa Viagem possui um ônibus escolar doado pelo Governo Federal através do programa "Caminhos da escola" que circula apenas dentro da sede do município, onde provavelmente, pela sua extensão territorial, não seja algo assim tão útil. O problema maior são as crianças da zona rural, amigos de João, que todos os dias arriscam a vida para conseguir estudar.

A prefeitura atribui às más condições das estradas a não utilização do ônibus escolar na zona rural. Estradas ruins e pau de arara combinam? Que lógica é essa que acha mais econômico poupar um veículo e não se preocupa em poupar vidas?

E não pára por aí. Temos exemplos espalhados por todo Estado de como essa doença atingiu status de epidemia por aqui. Em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, 14 vereadores foram condenados por fraude. Alugavam veículos de empresas fantasmas e superfaturavam os valores contratados; dinheiro que deveria estar salvando vidas como a do menino João.

Em Senador Pompeu, governo petista homenageado pelo ex presidente Lula como modelo de gestão, foram presos o prefeito, o vice e mais 17 auxiliares por desvio de dinheiro público e fraude em licitações.

Em Ipu, o prefeito Sávio Gomes, segundo o Ministério Público, desviou mais de 3 milhões de reais na construção dos kits sanitários da cidade.

Ontem, o TRE cassou o mandato do prefeito e do vice, em Icapuí, por abuso de poder e econômico.

É fácil perceber que essa praga, corrupção, que tomou conta do meu Estado, também tomou conta do nosso país e enquanto estivermos no aconchego do nosso conformismo, aceitando bolsas assistencialistas que não resolverão nem mesmo os problemas mais imediatos, esse será o cenário que iremos sempre observar.

Sacrificaremos mais vidas como a de João com nosso silêncio, com nossa passividade.

Se você é contra tudo isso, GRITE!

Se você não aceita que esse câncer continue destruindo nossa sociedade, GRITE!

Seu silêncio mata. Tenha consciência disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Junte-se a nós por um Brasil limpo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE SEMPRE!

Photobucket