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"Um exército inteiro de romanos, era incapaz de deter um punhado de galesas.
Elas surgiam convertidas em verdadeiras 'fúrias':
inchando o peito, relinchando como cavalos selvagens e rangendo os dentes,
se atiravam sobre os adversários dando patadas, mordidas e
praticando ações tão fulminantes, que todos diziam que elas se convertiam em verdadeiras catapultas.
Eram umas lobas que, à céu aberto lutavam raivosamente para proteger sua tribo."

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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA PODERIA SER IGUAL...Um teste para os orçamentos dos hospitais: o paciente está satisfeito?


Um teste para os orçamentos dos hospitais: o paciente está satisfeito?
Karen Goodman, a nursing manager, in an undated handout photo. In the coming months, Medicare will start taking patient satisfaction into account when reimbursing hospitals. (Brian Ach via The New York Times) -- NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH STORY SLUGGED SCI MEDICARE SATISFACTION BY JORDAN RAU. ALL OTHER USE PROHIBITED. --




Por Jordan Rau, The New York Times News Service/Syndicate
Um teste para os orçamentos dos hospitais: o paciente está satisfeito?

"Sou muito reclamona", diz Pearl Schwartz, sentada em seu leito hospitalar no Langone Medical Center, da Universidade de Nova York.

De fato, durante a sua breve estadia para receber um marca-passo, Schwartz, funcionária pública aposentada de 88 anos, acumulou uma enorme lista de reclamações. Tudo bem, suas enfermeiras realmente eram "esplêndidas, carinhosas e bondosas" e cantavam em seu quarto _ e sua operação realmente foi um grande sucesso. Mas a pia do banheiro do seu quarto era pequena demais, ela precisou esperar oito horas na unidade de radiologia para fazer um raio X, e ninguém trouxe algo para ela ler, como ela havia pedido.

"Se as pessoas estão internadas aqui, não seria bom se tivessem uma revista alegre para poder folhear?", ela pergunta.

Receber elogios de pacientes tornou-se uma obsessão urgente _ e muitas vezes ilusória _ para o hospital da NYU e outros hospitais por todos os Estados Unidos. Nos próximos meses, o programa Medicare começará a levar a satisfação dos pacientes em consideração ao reembolsar hospitais. Pacientes descontentes significarão um retorno menor, uma perspectiva assustadora para hospitais que já enfrentam leitos vazios por causa da recessão e pressão de seguradoras para reduzir custos.

A nova regra do Medicare, exigida pelo Affordable Care Act (na tradução livre, lei do atendimento financeiramente acessível), transforma os hospitais em adversários de uma competição para satisfazer os pacientes; os que conseguirem as melhores pontuações receberão mais dinheiro.

Mas os hospitais estão preocupados que as opiniões de pacientes como Schwartz possam ser influenciadas não apenas pela qualidade do tratamento, mas também por comodidades, como quartos particulares, dependências reformadas e comida saborosa. Além disso, os hospitais de certas cidades e regiões, como o Nordeste e a Califórnia, costumam ter avaliações piores, causando a preocupação de que seu retorno será reduzido simplesmente porque os pacientes desses lugares costumam resmungar mais sobre coisas que os educados habitantes do Centro-Oeste ou do Sul deixariam passar.

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2 comentários:

  1. Nós tivemos um mecanismo de consulta sobre satisfação do paciente no serviço público de saúde quando José Serra era governador, não sei se continua, mas todos nós recebíamos correspondência com orientação para entrar em contato por telefone, carta ou email para avaliar o atendimento.
    Sou testemunha do quanto a saúde pública melhorou no estado de SP e publiquei sobre isso no meu blog.
    Pena que não fizeram propaganda, é a única coisa que funciona como fonte de informação.

    ResponderExcluir
  2. é bom saber amiga, por outro lado o que Federal tem feito??

    ResponderExcluir

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